Por João Jackson Braga

Patente é um direito dado pelo estado ao inventor para exploração comercial de um determinado produto. Em contrapartida, o inventor deve disponibilizar o conhecimento da sua invenção para a sociedade.

Baseado nesse princípio, as informações relacionadas, que estão armazenadas nas patentes depositadas, formam uma base rica de conhecimentos e de informações que podem contribuir com a sociedade de forma a solucionar problemas em diversas áreas tecnológicas.

O conhecimento tem como finalidade dar continuidade, por meio de subsídios de informações tecnológicas, a novas invenções; enquanto as informações da gestão do conhecimento tem a finalidade de estabelecer caminhos a serem seguidos, seja para um novo investimento, para assegurar a exploração de um determinado mercado ou para a proteção da sociedade.

No entanto, não é suficiente ter a base de dados sem que se faça sua exploração. E, para que a exploração tenha sucesso, deve-se fazer uso da ferramenta de busca de forma correta, aplicando a metodologia mais adequada para cada finalidade.

De forma generalizada podemos dizer que as informações das bases de patentes têm objetivos específicos dentro de uma empresa, que são:

  • evitar a duplicação de esforços na fase de pesquisa e desenvolvimento;
  • determinar a patenteabilidade;
  • tomar decisões de investimentos em tecnologia e licenciamento;
  • definir rotas potenciais para a melhoria em produtos e processos existentes;
  • identificar tecnologias emergentes, tendências de mercado e previsão para novos produtos;
  • explorar tecnologias que não são protegidas por patentes no seu país;
  • identificar patentes com validade expirada ou patentes cujo objeto tenha caído no domínio público;
  • identificar tendências tecnológicas relevantes que são de interesse público, a fim de fornecer informações que podem formar políticas e ações em planejamento estratégico.

Para exemplificar, vejamos alguns serviços de exploração da base de patentes e suas finalidades:

  • Busca de anterioridades de patentes: conhecer o estado da arte de um determinado produto ou processo, atividade de importância relevante que antecede a proteção no depósito da patente, que facilita o examinador do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) a entender a proposta da invenção e o posicionando da tecnologia sob o ponto de vista do depositante.
  • Prospecção tecnológica: ter uma visão prévia da tecnologia no futuro, permitindo ao cliente saber se alguma outra tecnologia poderá ou não vir a substituir a tecnologia objeto da sua invenção, ou se a tecnologia em desenvolvimento está em sintonia com o mercado.
     
  • Análise da concorrência: saber o que os concorrentes estão desenvolvendo antes mesmo de expor seu produto no mercado. O interessante do resultado desse trabalho é se ter uma visão do que o concorrente está desenvolvendo nos laboratórios.
  • F.T.O. (Freedom To Operate): investigar as proteções para evitar o infringimento a terceiros. Serviço que dá maior segurança no lançamento de um determinado produto, evitando atuar no mercado com proteção reservada pela concorrência.
  • Análise estratégica da proteção: encontrar a melhor maneira de proteger a invenção, seja pela publicação, segredo industrial ou patente. Esse serviço envolve um trabalho conjunto com a equipe de inovação. 

Outra particularidade do uso da ferramenta de busca é a procura constante de informações durante todo o processo de desenvolvimento, conhecido como inteligência competitiva. O objetivo é acompanhar ao longo do tempo os desenvolvimentos tecnológicos semelhantes que estejam ocorrendo no mundo. Esse trabalho dá mais credibilidade de que o produto está no caminho correto de desenvolvimento e também provê os inventores de conhecimentos que facilitam o seu trabalho.

Enfim, os serviços prestados pela CatchingUp aproximam as áreas de desenvolvimento do seu cliente com o mercado de tecnologia mundial. É importante ressaltar que, quando é feito o uso das informações contidas nas bases de patentes, temos acesso a algumas informações que ainda não estão disponíveis no mercado. Ou seja, a invenção ainda está em fase de desenvolvimento na empresa concorrente e esse fato facilita a análise a longo prazo. 

Todos os serviços relacionados têm, como entrega, um relatório que contém a metodologia utilizada para a busca das informações nas bases de dados comerciais. Os resultados obtidos e a análise, sob o ponto de vista do especialista, servirão como subsídio de apoio durante o processo de desenvolvimento do produto.

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