Na sociedade da informação, o conhecimento é o principal recurso econômico e social. Nesse contexto, as criações do intelecto humano, como invenções, marcas, desenhos industriais, obras artísticas e literárias, entre outras, ganham cada vez mais valor e importância.
Essas criações são protegidas pela Propriedade Intelectual, um conjunto de direitos que garante aos seus titulares o reconhecimento e a remuneração pelo seu trabalho criativo. Mas não basta apenas criar! Hoje, todas as empresas, de todos os segmentos de mercado, enfrentam o grande desafio de gerir seus ativos intelectuais em um cenário altamente competitivo.
Assim, uma gestão eficiente da propriedade intelectual é fundamental para garantir que essas criações sejam adequadamente registradas, exploradas e defendidas, gerando benefícios econômicos e sociais para os seus titulares e para a sociedade em geral.
De olho na concorrência
No entanto, engana-se quem pensa que este trabalho é interno e individual. Não basta apenas cuidar da própria propriedade intelectual. É preciso também estar atento ao que os concorrentes estão fazendo, identificando quais são as tendências e as oportunidades de mercado e definindo como se posicionar de forma estratégica diante desses cenários.
A análise de concorrência e as pesquisas de mercado são ferramentas essenciais para a gestão da propriedade intelectual, pois permitem, entre outras ações, alcançar os seguintes resultados:
- identificar os pontos fortes e fracos dos concorrentes, bem como as suas estratégias de proteção e exploração dos seus ativos intelectuais;
- avaliar as lacunas e as demandas do mercado, bem como as necessidades e as expectativas dos clientes;
- detectar as inovações e as soluções pioneiras que estão sendo desenvolvidas no segmento específico em que a empresa atua;
- antecipar-se aos riscos e às oportunidades de negócio, bem como aos possíveis conflitos e litígios envolvendo a propriedade intelectual.
Como investigar os concorrentes dentro da Propriedade Intelectual?
Para realizar essas análises, existem serviços especializados que podem auxiliar as empresas a obter informações relevantes e confiáveis sobre a propriedade intelectual em cada segmento econômico. Alguns desses serviços bastante estratégicos para toda e qualquer organização são:
- prospecção tecnológica — consiste em monitorar o estado da arte de uma determinada tecnologia, identificando os principais atores, as tendências, as oportunidades e as ameaças do mercado tecnológico, para se ter uma visão prévia da tecnologia no futuro;
- análise da concorrência — consiste em avaliar o perfil e o comportamento dos concorrentes em relação à propriedade intelectual, identificando os seus portfólios, as suas estratégias, os seus parceiros, os seus clientes e os seus mercados-alvo;
- busca de anterioridade — consiste em verificar se uma determinada criação já foi objeto de registro ou divulgação anteriormente, evitando possíveis infrações ou nulidades da propriedade intelectual;
- F.T.O. (Freedom To Operate) — consiste em investigar as proteções para evitar infringir terceiros, garantindo mais segurança no lançamento de determinado produto, para evitar atuação no mercado com proteção reservada à concorrência.
Se você quer saber mais sobre esses serviços e como eles podem ajudar a sua empresa a gerir melhor os seus ativos intelectuais, entre em contato com a CatchingUp.
Somos uma empresa especializada em propriedade intelectual, capacitada a oferecer análise estratégica confiável para a gestão eficiente do portfólio de produtos de nossos clientes. Não deixe de nos procurar.
Leia também:
Qual a diferença entre Propriedade Intelectual e propriedade industrial?
Acompanhe nossas redes sociais: