Por Elisângela Menezes

Você sabe o que é Propriedade Intelectual e como ela pode contribuir com as empresas?


Para quem ainda não é familiarizado com esse termo, inicialmente, vale ressaltar que a Propriedade Intelectual se refere a todo conhecimento criado e desenvolvido por empresas ou indivíduos. Isso inclui produtos industriais, marcas registradas, designs, softwares, dentre outras criações, que coletivamente podemos chamar de ativos intelectuais.


Grosso modo, podemos dividir os ativos de Propriedade Intelectual em três grandes áreas, sendo elas: Propriedade Industrial, Direito Autoral e Proteção Sui Generis.

Propriedade Industrial


A primeira delas é a Propriedade Industrial, que abrange marcas, patentes, desenhos industriais, segredo industrial e concorrência desleal.


Nesse sentido, as patentes oferecem proteção para invenções e novidades técnicas de processos, máquinas, equipamentos e produtos. Já as marcas registradas protegem nomes e sinais visuais que representam tais empresas e produtos perante o mercado. Por sua vez, os segredos comerciais incluem informações e técnicas sigilosas de negócios usadas pela empresa. E a concorrência desleal trata da regulação das práticas concorrenciais consideradas ilícitas.


Direito Autoral


A segunda grande área da Propriedade Intelectual é a do Direito Autoral. A gestão desse tipo de ativo oferece proteção não só a músicas, literatura e vídeos, mas também a textos estratégicos e criações artísticas de valor empresarial. Nessa área, também estão alocados os direitos sobre softwares, que regula não apenas os programas de computador, mas também alcança a modelagem de portais, aplicativos e as diversas soluções mobile e web.

Proteção Sui Generis


Na terceira classe de ativos intelectuais estão alguns registros de proteção chamados de “sui generis”, por serem diversos, com destaque para as topografias de circuitos integrados e proteção de know-how. Sob o nome de topografia de circuitos integrados, temos a proteção dos semicondutores, conhecidos como chips e que são importantes componentes eletrônicos dos computadores e outros hardwares utilizados pela indústria da informática. Já o know-how permite proteger e explorar projetos diversos, que podem conter uma metodologia inovadora, um método novo, um plano de negócios ou um processo diferenciado dentro do contexto da organização.


Gestão estratégica de Propriedade Intelectual


Seja qual for o tipo de ativo gerado pela empresa, a gestão estratégica de Propriedade Intelectual será sempre fundamental para a sua correta exploração econômica. As ações de gestão nessa área se referem a uma série de procedimentos que visam criar, gerir e valorizar ativos intelectuais para garantir o máximo benefício financeiro.


O gestor pode – e deve – usar os serviços de gestão em Propriedade Intelectual para identificar novos ativos intelectuais e criar estratégias para protegê-los. Uma decisão importante, baseada em conhecimento técnico e experiência, é a definição de qual o melhor tipo de registro para proteger cada ativo, de modo a melhor garantir sua exploração comercial exclusiva e evitar a concorrência.


Valorar os ativos intelectuais da empresa também é essencial para gerar valor agregado à organização e identificar oportunidades de negócios. Aqui, trata-se de identificar a escassez/abundância do ativo no mercado, além de avaliar o seu valor econômico e o custo-benefício associado à sua adoção junto ao mercado.


E a gestão da Propriedade Intelectual não para por aí. Por meio da prospecção, venda e transferência dos ativos intelectuais no mercado, o empresário pode maximizar os lucros e obter o retorno do investimento realizado.


Para concretizar negócios que envolvam ativos de Propriedade Intelectual, é preciso expertise e experiência. Será o momento de buscar o “match” junto a parceiros interessados e estudar a melhor forma de transferir os ativos.


No momento da transferência de tecnologia, muitas vezes, o melhor caminho é uma simples licença de uso, que permite a exploração econômica por parte de terceiros, mas não transfere a titularidade. Outras vezes, o mais vantajoso é a cessão da tecnologia, transferindo os riscos da produção e comercialização aos terceiros interessados.


O fato é que, para garantir que seus ativos intelectuais estejam protegidos adequadamente e gerando benefícios maximizados, é fundamental que as empresas invistam em gestão de Propriedade Intelectual. E, como se trata de conhecimento muito específico, nada melhor do que contar com um escritório especializado.


Conte com a CatchingUp


A CatchingUp trabalha com o propósito de ser o departamento de Propriedade Intelectual das empresas. Compreendendo o dia a dia os processos e os fluxos internos, a CatchingUp se torna apta a aconselhar e orientar os gestores em todos as fases e decisões envolvidas nos processos.


Como uma gestora de Propriedade Intelectual “as a service”, a CatchingUp não onera seus clientes. Isso porque arca com todos os encargos da análise e gestão estratégica de ativos intelectuais, entregando ao demandante apenas os resultados, sempre precisos e confiáveis.


Aos poucos, as empresas que contam com os serviços permanentes da CatchingUp passam a incorporar ao seu DNA a inovação e a gestão de ativos intelectuais. Um portfólio crescente e diferenciado vai se consolidando e a empresa vai ganhando credibilidade e reconhecimento em negociações nacionais e internacionais.


A missão da CatchingUp é contribuir com a sociedade por meio da exploração do conhecimento, potencializando o crescimento social, econômico e/ou financeiro. Com ética, competência e trabalho, é possível valorizar o conhecimento. E o conhecimento é o novo petróleo!

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